Componentes:

Nesse blog, você encontrará tudo ou quase tudo sobre Fisica.

terça-feira, 13 de julho de 2010

O Traçado de uma pista de F1

As pistas onde a Fórmula 1 corre suas temporadas, são de traçados bem variados, com muitas curvas, e chicanes, em circuito mistos. Não há nenhum circuito oval na F-1.

Em geral as pistas da Fórmula 1 são de média velocidade, com velocidades entre 210 e 230 km/h, embora tenhamos várias campeãs de velocidade (como a pista da Bélgica - em Spa-Francorchamps, a pista da Alemanha - em Hockenheim, e a campeã de todas, a da Itália - Monza), ao lado de outras pistas que são de baixíssima velocidade (como a pista de Monte Carlo - em Mônaco, e a pista da Hungria - Hungaroring).



GP de Interlagos - Brasil:

Esta pista, com muitas retas e curvas que fazem a diferença entre um bom e um mau piloto, é um dos melhores circuitos da Fórmula 1, que começou a correr aqui no ano de 1973. É de média velocidade, com curvas de baixa e de alta velocidade, e com duas grandes retas. A curva do S (chamada de Curva do Senna) é um grande desafio para os pilotos, e muitos grandes já foram parar fora da pista nesse ponto, um dos preferidos pelo ex-piloto brasileiro Ayrton Senna.
Interlagos foi inaugurado em 12 de maio de 1940, com diversas corridas de carros e de motos. Porém só com uma grande reforma, feita em 1966, elevou a pista à um nível internacional. As corridas da Fórmula 1 se realizaram nesse circuito por muitos anos, até que em 1981 o GP passa a ser corrido no Circuito do Rio de Janeiro. Com novas obras de vulto, Interlagos voltou a sediar o GP do Brasil à partir de 1990. Em
2000 com algumas alterações em curvas teve alterados a extensão e o nº de voltas.

GP de Monza - Itália:












A pista do circuito de Monza (Autodromo Nazionale di Monza) foi construída em 1922, e desde longa data é um dos "templos" da F-1. O circuito fez parte do calendário da F-1 em todas as temporadas, exceto em 1980. A curva Parabólica, e a curva de Lesmo, está entre as preferidas de todos os pilotos. Uma das mais velozes pistas do mundo acabou recebendo, há poucos anos atrás, uma série de chicanes, que entretanto não retiraram a "aura" dessa pista. Para a temporada 2000 a pista foi alterada na sua primeira variante; antes era para a esquerda e agora foi refeita para a direita, com um ângulo muito acentuado, e uma largura muito estreita - devem sair problemas na largada.
FONTE: http://www.superspeedway.com.br/f_um/pistas.asp

Um comentário: