Componentes:

Nesse blog, você encontrará tudo ou quase tudo sobre Fisica.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

O que aconteceu antes do Big Bang?

Esta é uma pergunta frequente feita por quem começou a estudar ou ler sobre cosmologia. Mas até hoje uma unica resposta: só deus sabe, mais ninguem.

Se soubéssemos da gravitação quântica, da massa de Higgs, que existe uma ''maquina'' chamada LHC que poderia ajudar, da matéria e da massa escura saberíamos algo mais dos eventos logo após o que entendemos ter sido o Big Bang. Mas não antes, se é que haveria um antes.

A gente nunca está satisfeito com o que já sabemos! E isto é interessante nas ciências: a cada nova descoberta ou resposta, novas perguntas e inquietações.

O que aconteceu antes do Big Bang só pode ser respondido se entendermos o que aconteceu no Big Bang. Há pesquisas, teóricas obviamente, que abordam algumas especulações, usando a metodologia científica, isto é, faz-se modelos matemáticos e explora-se o que seriam suas previsões de observações. Se elas forem compatíveis, o modelo pode ser aprimorado para fornecer novas previsões e assim por diante. Se as previsões forem incompatíveis com as observações, o modelo é descartado! Nesta linha há alguns físicos teóricos trabalhando no que é chamado de Cosmologia Quântica.

Eventualmente a compreensão do que é o Big Bang, vai tornar a pergunta “o que aconteceu antes”, sem sentido. Mas não custa perguntar por enquanto.

uma duvida, e uma pergunta que geralmente todos querem a resposta. rs

talvez, em um futuro proximo ou longo, a gente pode ter uma resposta (:

Felipe Rios

Nenhum comentário:

Postar um comentário