Componentes:

Nesse blog, você encontrará tudo ou quase tudo sobre Fisica.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

O que é Zênite?

Deu pra se entender que Zênite do Sol (ou Solar) é o momento em que o Sol incide verticalmente sobre um lugar. A latitude em que o Sol atinge o zénite varia ao longo do ano com o movimento de translação da Terra, entre os trópicos de Câncer e Capricórnio.

Aplicações:
  • O termo zênite também pode ser usado para definir o ponto mais alto no céu por onde um objeto celeste passa em sua trajetória aparente.
  • Na astronomia, Zênite e nadir definem um dos eixos do Sistema horizontal de coordenadas, nele a altura de um objeto é medida, em graus, a partir do horizonte, logo a altura do zênite corresponde sempre a 90°.

Com o sol diretamente acima das das árvores (no zênite). Isso acontece no meio-dia solar se o observador está na mesma latitude que o sol.



Fontes: http://www.knoow.net/ciencterravida/geografia/zenitesolar.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Z%C3%AAnite

3 comentários:

  1. Acho que aqui faltou uma imagem mais didática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigos! No meu Blog existem links para os simuladores da universidade de Nebraska, inclusive um que foi traduzido para o português. Desenvolvo um trabalho chamado A Teoria do Zênite Solar, para modificar as Estações do Ano na Bahia: http://veraodabahia.blogspot.com.br/
      Abraços a todos!
      Luiz

      Excluir
  2. Qual é o planeta que está alinhado com a terra no zênite solar ?

    ResponderExcluir