Componentes:

Nesse blog, você encontrará tudo ou quase tudo sobre Fisica.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Lei de Hubble

Os movimentos galácticos, ou Lei de Hubble-Homason, é um fenômeno que foi descoberto por Edwin Powell Hubble e seu colega Milton L. Humason quando dedicavam-se ao estudo das galáxias. Ao fazer a medida de distâncias, localização e distribuição das galáxias no espaço através da análise de seus movimentos, notou que havia um padrão.

Hubble estudou a luz emitida pelas galáxias distantes, observando que o comprimento de onda em alguns casos era maior que aquele obtido em laboratório. Esse fenômeno, uma consequência do chamado Efeito Doppler, ocorre quando a fonte e o observador se movem um em relação ao outro. Quando se afastam um do outro, o comprimento de onda visto pelo observador aumenta, diminuindo quando fonte e observador se aproximam. Portanto, se uma galáxia estiver se aproximando, sua luz se desloca para o azul; se estiver se afastando, para o vermelho. Em cada caso, a variação relativa do comprimento de onda é proporcional à velocidade com que a fonte se move.

Hubble deduziu que as galáxias se afastam umas das outras (desvio para o vermelho) e que a velocidade de distanciamento é tanto maior quanto maior a distância entre elas. Ele usou métodos precisos para determinar uma relação entre o deslocamento do comprimento de onda e a distância de uma galáxia. Essa relação entrou para a história da ciência como a Lei de Hubble.

(Gráfico de relação entre velocidade e distância da Lei de Hubble)

Nenhum comentário:

Postar um comentário