Componentes:

Nesse blog, você encontrará tudo ou quase tudo sobre Fisica.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Cosmologia

Figure 1: Foto do Telescópio Espacial Hubble, lançado no espaço em abril de 1990 pelo ônibus espacial Discovery.


Cosmologia é a ciência que estuda a estrutura e evolução do Universo.

Por ciência eu quero dizer o uso do método científico, baseado em um conjunto de observações que resultam em um modelo capaz de fazer previsões que podem ser testadas experimentalmente. Um dos muitos exemplos do método científico é a teoria da gravitação universal desenvolvida por Isaac Newton, que usou as observações de Tycho Brahe e Joahnnes Kepler para elaborar um modelo cujas previsões foram verificadas inúmeras vezes, como por exemplo na descoberta dos planetas Urano e Plutão . Assim funciona a ciência.
Quase todas as culturas possuem um mito da criação , ou seja, uma metáfora sobre a a origem de tudo, aquela questão fundamental pela qual nossa curiosidade anseia por uma resposta. Por exemplo, no hinduísmo o Universo apareceu de um ovo que se chocou depois de um ano, gerando a Terra e o Firmamento. Outro exemplo de mito da criação mais familiar é o da cultura judaico-cristã: ``No princípio Deus criou o céu e a terra ..."

A diferença fundamental entre mitologia e ciência é que a mitologia é basicamente um ato de fé, uma crença, enquanto a ciência têm como objetivo desenvolver um modelo baseado em observações que descreva da melhor maneira possível a natureza. Caso apareça um fenômeno (que possa ser reproduzido de maneira controlada) que não possa ser explicado pelo modelo vigente, então este modelo deve ser abandonado ou reformulado. Por exemplo, a teoria da gravitação universal de Newton não foi capaz de explicar pequenos desvios na órbita do planeta Mercúrio e de fato foi substituída nos anos de 1920 pela teoria de gravitação desenvolvida por Albert Einstein. Sabemos hoje que a teoria de Einstein também não é completa por não incorporar a mecânica quântica e os físicos teóricos estão bastante ocupados buscando uma nova teoria que o faça.
Eu não tenho nenhum problema em respeitar todas as crenças em diferentes mitos de criação , mas o propósito do meu Colóquio é levar a vocês o que conhecemos cientificamente sobre o nosso Universo.

A estrutura do Universo se refere ao problema da forma e organização da matéria no Universo.

A evolução do Universo é a sua história, ou seja, as diferentes fases pelas quais o Universo passou.

Devemos nos considerar muito previlegiados, pois somos a primeira geração a ter capacidade tecnológica para estudar cientificamente o Universo, graças ao desenvolvimento de instrumentos como os grandes telescópios do Monte Wilson e do Palomar, o telescópio espacial Hubble, o satélite COBE e muitos outros. Sem o avanço tecnológico dos últimos 50 anos seria impossível formular e testar teorias sobre o Universo.


Fonte: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/enfpc/xx/procs/res297/node2.html


Um comentário:

  1. Repito que vcs tem encontrado ótimas fontes para as postagens, mas estão precisando editar um pouco os textos que encontram, todos da equipe são bons em textos pelo que já percebi e no entanto não dão nas postagens uma linguagem adequada, mas próxima, estão se contentando em copiar na íntegra as vezes, o que veem em outros sites.

    ResponderExcluir