Componentes:

Nesse blog, você encontrará tudo ou quase tudo sobre Fisica.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Microgravidade



A microgravidade ou ausência de peso é uma experiência (de pessoas e objetos) sentida durante a queda livre, aonde não se possui um peso aparente.

A ausência de peso sentida nas maioria das naves espaciais não é ocasionada devido à maior distância da Terra: a aceleração de um corpo sob ação da gravidade em um altitude de 100 km é apenas 3% menor que a mesma na superfície de Terra. A ausência de peso significa uma Força G igual a zero ou um peso aparente igual a zero: a aceleração ocorre apenas devido à gravidade, em oposição aos casos onde outras forças estão atuando, incluindo as seguintes situações:

* Uma pessoa em pé no chão, ou sentada em uma cadeira ou piso (a gravidade é cancelada devido à reação proveniente do chão).
* Vôo em um avião (a gravidade é cancelada pela sustentação que as asas provêem) - veja abaixo as trajetórias especiais que são uma exceção a este caso.
* Reentrada atmosférica, aterrisagem em um pára-quedas: a gravidade é eliminada pela resistência do ar.
* Durante uma manobra orbital em uma nave espacial. O foguete provê propulsão.

A diferença é que a gravidade atua diretamente em uma pessoa e outras massas, enquando forças como a resistência do ar e a propulsão atuam primeiro no veículo, e o veículo atua então na pessoa. No primeiro caso a pessoa e o veículo são puxados mutuamente, enquanto no outro caso o veículo recebe a força e a transmite para a pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Microgravidade

2 comentários: