Componentes:

Nesse blog, você encontrará tudo ou quase tudo sobre Fisica.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O céu da Bahia

Aqui na Bahia existe apenas um observatório público, que é Observatório Astronômico Antares, que está localizado em Feira De Santana e pertencente a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Mas o crescimento da cidade gerou um aumento considerável da luminosidade em volta do observatório, o que anda atrapalhando e muito os estudos lá realizados.



Ainda existe outro observatório em Feira de Santana, o Austral. A cidade de Cachoeira também possuí um, chamado Betelguese. E em Salvador existe a Associação de Astrónomos Amadores da Bahia.

Fonte: http://fisica-maniacos.blogspot.com/

Pontos de fuga e ponto de vista de uma imagem

Ponto de vista:
Na representação gráfica da perspectiva é comum o ponto de vista ser identificado por uma linha vertical perpendicular a linha do horizonte (PV). O ponto de vista revela-se exatamente no cruzamento dessas duas linhas.


Ponto de fuga:
É o ponto localizado na linha do horizonte, pra onde todas as linhas paralelas convergem, quando vistas em perspectiva (PF).
Em alguns tipos de perspectiva são necessários dois ou mais pontos de fuga. Em situações como estas poderão ter pontos tanto na linha do horizonte quanto na linha vertical do ponto de vista. Em alguns casos é possível o ponto ficar fora tanto da linha do horizonte quanto do ponto de vista.


Fonte: http://www.sobrearte.com.br/desenho/perspectiva/elementos_da_perspectiva.php

Entropia

A ideia de entropia, uma grandeza física que encontra sua definição dentro da área da termodinâmica, surgiu no seguimento de uma função criada por Clausius a partir de um processo cíclico reversível.

Sendo Q o calor trocado entre o sistema e sua vizinhança e T a temperatura absoluta do sistema, em todo processo reversível a integral de curva de \frac{\delta Q}{T} só depende dos estados inicial e final, sendo independente do caminho seguido. Portanto deve existir uma função do estado do sistema, S = f (P, V, T), chamada de entropia, cuja variação em um processo reversível entre os estados inicial e final é:

\Delta S = S_2 - S_1 = \int_1^2 \frac {\delta Q} {T}, sendo Q reversível

A entropia física, em sua forma clássica é dada por:

dS = \frac{\delta Q}{T}, desde que o calor seja trocado de forma reversível

ou, quando o processo é isotérmico:

S_2 - S_1 = \begin{matrix} \cfrac{Q_{1 \to 2}}{T} \end{matrix}

onde S é a entropia, Q_{1 \to 2} a quantidade de calor trocado e T a temperatura em Kelvin.


Exemplo clássico de Entropia:

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Entropia

http://www.infoescola.com/quimica/entropia/