Componentes:

Nesse blog, você encontrará tudo ou quase tudo sobre Fisica.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Construção de uma máquina térmica

Materiais: - Tubo de vidro ou metal
- Fósforo
- Tubo flexível
- Tampinha de garrafa
- Bloquinhos de madeira
- Arame
- Fita Adesiva
- Placa de alumínio ou lata (cortada de uma lata de refrigerante)
-Seringa
- Álcool gel
- Placa de madeira

Montando o experimento:

Coloque a placa de madeira e dois blocos em cima dela. Ponha a placa de alumínio nos blocos, sobre ela coloque o tubo de vidro prendendo-o com o arame. Utiliza o tubo flixivel para ligar a “boca” do tubo a seringa, utilize a tampinha de garrafa para colar algodão com álcool gel e acenda-o.

Experimento pronto:



Objetivos: O objetivo desta máquina térmica é representar a tranformação de energia térmica aumentando a agitação das moléculas fazendo com que o gás dentro do recipiente se expanda, sendo medida pela movimentação do êmbolo da seringa, que é proporcional a temperatura que se transmitida ao sistema quanto mais "calor" for trasmitido maior será o deslocamento do êmbolo.

Observações: A respeito das máquinas térmicas é importante saber que elas não transformam todo o calor em trabalho, ou seja, o rendimento de uma máquina térmica é sempre inferior a 100%. O sistema tem que estar o mais isolado o possivel, quer dizer o tubo não pode ter fazamento de gás, isolando a saida do tudo e a entrada na seringa.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Teoria do Caos

Teoria do caos, para a física e a matemática, é a teoria que explica o funcionamento de sistemas complexos e dinâmicos. A ideia é que uma pequena variação nas condições em determinado ponto de um sistema dinâmico pode ter consequências de proporções inimagináveis. "O bater de asas de uma borboleta em Tóquio pode provocar um furacão em Nova Iorque". Em sistemas dinâmicos complexos, determinados resultados podem ser "instáveis" no que diz respeito à evolução temporal como função de seus parâmetros e variáveis. Isso significa que certos resultados determinados são causados pela ação e a interação de elementos de forma praticamente aleatória. Para entender o que isso significa, basta pegar um exemplo na natureza, onde esses sistemas são comuns. A formação de uma nuvem no céu, por exemplo, pode ser desencadeada e se desenvolver com base em centenas de fatores que podem ser o calor, o frio, a evaporação da água, os ventos, o clima, condições do Sol, os eventos sobre a superfície e inúmeros outros.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_do_caos

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Por que o bafo é quente e o sopro é frio?

Porque a velocidade com que o ar se desloca é diferente nas duas situações. Quando você apenas abre a boca para o bafo sair, a velocidade do ar é baixa. Já quando você arma o bico para soprar, o ar sai bem mais rápido. A diferença de temperatura que sentimos é só por causa disso. Tanto o ar do bafo quanto o do sopro têm a mesma temperatura antes de sair pela boca.

Importante!

O sopro só é frio se a temperatura ambiente for inferior à do nosso corpo. Dentro de uma sauna, por exemplo, o sopro será quente


http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070814231057AAR13Ly
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-o-bafo-e-quente-e-o-sopro-e-frio

Máquinas térmicas

As máquinas térmicas são máquinas capazes de converter calor em trabalho. Elas funcionam em ciclos e utilizam duas fontes de temperaturas diferentes, uma fonte quente que é de onde recebem calor e uma fonte fria que é para onde o calor que foi rejeitado é direcionado.

A respeito das máquinas térmicas é importante saber que elas não transformam todo o calor em trabalho, ou seja, o rendimento de uma máquina térmica é sempre inferior a 100%.

Rendimento de uma máquina térmica

Usando o princípio de conservação de energia, temos:

Q1 = t + Q2 → t = Q1 – Q2

O rendimento de uma máquina térmica é a razão entre a potência útil, trabalho produzido pela máquina térmica, e a potência total calor fornecido a máquina térmica pela fonte quente:

Fonte: http://www.infoescola.com/fisica/maquina-termica/