Componentes:

Nesse blog, você encontrará tudo ou quase tudo sobre Fisica.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

O que é um gás ideal?

O conceito de gás ideal é útil porque obedece a lei dos gases ideais, uma equação de estado simplificada, e é passível de análise pela mecânica estatística. Em condições ambientais normais tais como as temperatura e pressão padrão, a maioria dos gases reais comportam-se qualitativamente como um gás ideal. Geralmente, desvios de um gás ideal diminuem com mais alta temperatura e menor densidade, como o trabalho realizado por forças intermoleculares tornando-se menos significativas comparadas com a energia cinética das partículas, e o tamanho das moléculas torna-se menos significativo comparado ao espaço vazio entre elas.

O modelo dos gás ideal tende a falhar em mais baixas temperaturas ou mais altas pressões, quando forças intermoleculares e o tamanho molecular tornam-se importantes. Em algum ponto de baixa temperatura e alta pressão, gases reais atravessam uma transição de fase, tais como um líquido ou um sólido. O modelo de um gás ideal, entretanto, não descreve ou permite transições de fases. Estes devem ser modelados por equações de estado mais complexas.

O modelo do gás ideal tem sido explorado tanto na dinâmica Newtoniana e em mecânica quântica . O modelo de gás ideal tem sido também usado para modelar o comportamento de elétrons em um metal, e é um dos mais importantes modelos em mecânica estatística.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%A1s_ideal

Qual a diferença entre vapor, gás e fumaça?



Vapor é uma referência dada à matéria no estado gasoso. Dizemos que essa forma é capaz de estar em equilíbrio com o líquido ou o sólido do qual se fez através do aumento de temperatura.

Exemplo: quando se coloca água para ferver, obtemos H2O no estado de vapor, corresponde àquela fumaçinha que sai do bico da chaleira. Se quisermos transformar esse vapor em líquido novamente, teremos a condensação.



O gás é um dos estados físicos da matéria. Não tem forma nem volume definidos, consiste em um aglomerado de partículas cujos movimentos são aleatórios.

Para liquefazer um gás (transformá-lo em líquido) é preciso alterar a pressão do mesmo.

Exemplo: o gás no botijão (gás GLP = gás liquefeito de petróleo) está no estado líquido em virtude da enorme pressão dentro do recipiente no qual está contido.

Já a fumaça é um gás que resulta de uma combustão ou pirólise, definido como o transporte de gases ou partículas (sejam elas solídas ou líquidas) pela atmosfera. Ex: Combustão dos motores de um avião.



Fonte: http://www.brasilescola.com/quimica/diferenca-entre-gas-vapor.htm

Clapeyron e sua influência na Física e na Química

Benoit Paul Émile Clapeyron era fisico e engenheiro francês que viveu entre os anos de 1799 e 1864. Foi um dos responsáveis pela criação da Termodinâmica, um importante ramo da física que estuda os efeitos causados pela variação da pressão, temperatura e volume, como também o responsável pelo desenvolvimento dos estudos de Sadi Carnot.

Já na Química, Clapeyron estabeleceu uma relação entre as quatro variáveis físicas de um gás Com base nas leis de Charles, Boyle e na hipótese de Avogadro, que são: temperatura, pressão, volume e o número de mols. Matematicamente, essa relação é descrita da seguinte forma:

p.V = n.R.T


Obs: Professor, não achamos quaaaase nada sobre esse assunto :S

http://www.brasilescola.com/fisica/a-equacao-clapeyron.htm

sexta-feira, 8 de julho de 2011

O que aconteceu antes do Big Bang?

Esta é uma pergunta frequente feita por quem começou a estudar ou ler sobre cosmologia. Mas até hoje uma unica resposta: só deus sabe, mais ninguem.

Se soubéssemos da gravitação quântica, da massa de Higgs, que existe uma ''maquina'' chamada LHC que poderia ajudar, da matéria e da massa escura saberíamos algo mais dos eventos logo após o que entendemos ter sido o Big Bang. Mas não antes, se é que haveria um antes.

A gente nunca está satisfeito com o que já sabemos! E isto é interessante nas ciências: a cada nova descoberta ou resposta, novas perguntas e inquietações.

O que aconteceu antes do Big Bang só pode ser respondido se entendermos o que aconteceu no Big Bang. Há pesquisas, teóricas obviamente, que abordam algumas especulações, usando a metodologia científica, isto é, faz-se modelos matemáticos e explora-se o que seriam suas previsões de observações. Se elas forem compatíveis, o modelo pode ser aprimorado para fornecer novas previsões e assim por diante. Se as previsões forem incompatíveis com as observações, o modelo é descartado! Nesta linha há alguns físicos teóricos trabalhando no que é chamado de Cosmologia Quântica.

Eventualmente a compreensão do que é o Big Bang, vai tornar a pergunta “o que aconteceu antes”, sem sentido. Mas não custa perguntar por enquanto.

uma duvida, e uma pergunta que geralmente todos querem a resposta. rs

talvez, em um futuro proximo ou longo, a gente pode ter uma resposta (:

Felipe Rios

Astronomia x Astrologia

Iae galera, vim aqui trazer uma informação bacana que todos confundem:

Astronomia e Astrologia são a mesma coisa?? :SS

Não são não queridos amigos, apesar do nome ter significados semelhantes pois ambos variam do grego no caso da astronomia (nomos, lei e astér, astros) já no caso da Astrologia (astér, astros e lógos, estudo) tem funções muito diferentes:

Astronomia é a ciência que estuda os planetas, estrelas, satélites, cometas, sistemas solares, constelações e nebulosas. Também se dedica ao descobrimento de novos astros celestes e é responsável a dar nome a eles. A astronomia estuda o movimento dos corpos celestes, a constituição e distâncias.
Astrologia é um estudo ainda não reconhecido como ciência, que tem como objeto a previsão de características de personalidades das pessoas nascidas sob determinado signo astrológico (ou em certo período do ano) e a influência dos astros sobre a vida humana. A astrologia também estuda a influência de outros signos sobre a pessoa, tal como ascendente e casas astrais.

Aii blogueiros espero ter ajudado de certa forma ;D

Áldrin Araújo '

Geologia x Astronáutica

Geologia é a ciência que estuda a Terra, sua composição, estrutura, propriedades físicas, história e os processos que lhe dão forma. É uma das ciências da Terra, a geologia foi essencial para determinar a idade da Terra, e também foi importante para desenvolver a teoria denominada tectônica de placas que fala que a litosfera terrestre é rígida e formada pela crosta e o manto superior que é fragmentado em várias placas tectônicas que se deslocam sobre a astenosfera que tem comportamento plástico.
Já a astronáutica, é basicamente o ramo da engenharia que se baseia na fabricação de novas máquinas com o principal objetivo de estudo do céu, projetadas para operarem fora da atmosfera terrestre, aqui na Terra ou não e essas máquinas podem ser tripuladas ou não, ou seja, é a ciência e a tecnologia do vôo espacial. Bem no inícia, a astronáutica era só teoria. Muito antes de se tornar possível enviar espaçonaves para o espaço, a questão do vôo espacial interessou algumas pessoas. No começo do século XX, Konstantin Tsiolkovsky criou a famosa equação do foguete que tornou possível calcular a velocidade final de um foguete em função da massa final do foguete e se tornou "o pai da astronáutica".

Ta ai pessoal, uma informação a mais pra vocês, espero que curtam =D

Tarcisio Machado

Cosmologia o estudo do Big Bang

A astronomia é a parte da física que estuda todo o universo, e nela nos mostra a imensidão de coisas que nos rodeia e à importância de cada um para as nossas vidas. Muitos estudos tentam provar como o universo surgiu, a teoria do Big-Bang é defendida pelos os cientistas de que foi através de uma explosão que todo o universo foi formado.

Como pode se provar uma coisa que ocorreu a bilhões de anos? Os cientistas ainda não sabem dizer exatamente como o universo começou, são muitas teorias, segundo um novo estudo, no futuro distante, a maioria das provas do “Big Bang” irá desaparecer. Os cientistas dizem que daqui a um trilhão de anos todas as provas da existência do Big Bang desaparecerão.

Se os cientistas não são capazes nem mesmo de acertar a previsão do tempo para amanhã, o que dizer de previsões de como será o universo daqui a um trilhão de anos.

Kaique Lima.

Câmera da ESA com resolução de 1 bilhão de pixels examinará Via Láctea

A maior câmera digital criada para uma missão espacial, com 1 bilhão de pixels de resolução, foi produzida pela ESA (Agência Espacial Europeia, na sigla em inglês) para examinar a Via Láctea, informou nesta quarta-feira a agência em comunicado.

Para isso, a ESA teve de encaixar 106 dispositivos de detecção eletrônicos. Eles constituem um olho supersensível com o qual a agência pretende detectar estrelas de luminosidade 1 milhão de vezes inferior à que o olho humano pode perceber da terra.

"Enquanto a vista humana pode ver milhares de estrelas em uma noite espaçosa, a operação traçará um mapa com bilhões de estrelas dentro de nossa galáxia e suas vizinhas", revelou a ESA.

Apesar de seu amplo rastreamento do espaço, a câmara classificará apenas 1% das estrelas da Via Láctea.

O projeto, batizado como "Galaxy-mapping Gaia Mission", terá início em 2013 e durará cinco anos. Por meio dele, se determinará o brilho e as características espectrais dos astros, além de suas posições e seus movimentos tridimensionais.

O novo mapa elaborado pela agência espacial ajudará a classificar, além das estrelas, outros corpos celestes do Sistema Solar, além de galáxias mais distantes e quasares (fontes de energia eletromagnéticas).

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/939663-camera-da-esa-com-resolucao-de-1-bilhao-de-pixels-examinara-via-lactea.shtml

Charge.