Componentes:

Nesse blog, você encontrará tudo ou quase tudo sobre Fisica.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Aceleradores de Partículas

Os aceleradores de partículas são equipamentos que fornecem energia a feixes de partículas subatômicas eletricamente carregadas. Todos os aceleradores de partículas possibilitam a concentração de alta energia em pequeno volume e em posições arbitradas e controladas de forma precisa. Exemplos comuns de aceleradores de partículas existem nas televisões e geradores de raios-X, na produção de isótopos radioativos, na radioterapia do câncer, na radiografia de alta potência para uso industrial e na polimerização de plásticos.

Tipos de aceleradores

Aceleradores lineares

Os aceleradores lineares fazem a partícula seguir uma trajetória reta onde a energia final obtida é proporcional à soma das diferenças de potencial geradas a partir dos mecanismos de aceleração dispostos ao longo da trajetória.

Estes aceleradores são desenvolvidos de duas formas ou sistemas.

* O primeiro sistema é o que utiliza a montagem de componentes que geram um campo magnético longitudinal móvel fornecendo assim energia cinética para os elétrons.

* O segundo sistema de aceleração linear utiliza o método de ondas eletromagnéticas estacionárias, estas acabam por acelerar prótons.

Além dos aceleradores lineares existem os aceleradores cíclicos. Estes são construídos para promover a trajetória curvada das partículas pela ação dos campos magnéticos em espiral ou circular.

Aceleradores Cíclicos.

Este tipo de acelerador força a partícula a passar diversas vezes pelos sistemas de aceleração. A energia final das partículas depende da amplitude da diferença de potencial aplicada e do número de voltas que estas dão no dispositivo.

Os tipos de aceleradores cíclicos mais utilizados são o cíclotron e o síncrotron.



O cíclotron possui dois eletrodos com a forma de um D, estes são ocos e semicirculares. Sua montagem é numa câmara de vácuo entre os pólos de um eletromagneto. Os prótons, dêuterons (núcleo de um átomo de deutério, constituído por um próton e um nêutron) ou outros íons de maior massa começam a se locomover no interior dos eletrodos em forma de D. Neste momento é injetada uma diferença de potencial alternada de alta freqüência e potência nos eletrodos cuja freqüência é próxima à da circulação iônica, produzindo assim saltos de aumento de velocidade cada vez que estes passam de um eletrodo para o outro subseqüente.

Os síncrotrons de prótons são os aceleradores de partículas que atingem a maior energia chegando a 800 GeV, enquanto o síncrotron de elétrons alcança no máximo 12 GeV. A velocidade do próton só chega próxima da velocidade da luz no vácuo com uma energia acima de 1 GeV. O próton acelerado não perde energia por radiação, ou se perde é muito pouco. Os elétrons adquirem uma velocidade muito alta a energias relativamente baixas, e quando defletidos por campos magnéticos irradiam energia eletromagnética próxima do comprimento de onda dos raios X. Essa energia irradiada precisa ser reposta pelo sistema acelerador.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/

Os 10 carros com melhor aceleração



O modelo também chega em uma velocidade máxima de 407 km/h.


1. Bugatti Veyron de 0 a 100 km em 2.4 segundos

2. Ultima GTR de 0 a 100 km em 2.6 segundos

3. Saleen S7 Twin Turbo de 0 a 100 km em 3.1 segundos

4. Nissan GT-R de 0 a 100 km em 3.3 segundos

5. Ferrari 430 Scuderia de 0 a 100 km em 3.3 segundos

6. Chevrolet Corvette C6 ZR1 de 0 a 100 km em 3.4 segundos

7. Ferrari Enzo de 0 a 100 km em 3.4 segundos

8. McLaren F1 de 0 a 100 km em 3.5 segundos

9. Yamaha OX99-11 de 0 a 100 km em 3.6 segundos

10. Chevrolet Corvette ZR1 de 0 a 100 km em 3.7 segundos


Fonte : http://www.osdezmais.com/carros/os-10-carros-com-melhor-aceleracao/

segunda-feira, 1 de março de 2010

Erros em unidades de medidas



Figura 1 - Uma placa de um restaurante, informando fornecer comida
“p/kilo”. Encontramos aí quatro erros: o símbolo da palavra “kilo” (o
correto seria “quilograma”), o símbolo de grama (é apenas um “g”
minúsculo), a ausência da moeda em que a comida é oferecida, e o
horário de almoço, onde a abreviatura da unidade de tempo, a hora
no caso, está como “hs”, ao invés de simplesmente um “h” minúsculo,
sem “s”



Figuras 2 e 3 - É a de um luminoso na entrada de um túnel recém inaugurado em uma grande cidade brasileira, onde na primeira vista, aparece: “velocidade
máxima”, e logo em seguida; “60 KM”. Portanto, a velocidade dada em quilômetros (que não é unidade de velocidade e sim de distância), com o “quilo” com
símbolo errado (deveria ser “k” minúsculo), o “metro” com símbolo de um M maiúsculo (deveria ser “m” minúsculo) e faltando a unidade de medida do
tempo (supostamente deve ser neste caso a “hora”, ou seja, “h” minúsculo)

O Uso dos Radares no Trânsito e como eles controlam a velocidade dos veículos


Autoridades em diversos países fazem uso da tecnologia dos radares para controlar a velocidade dos veiculos nas vias públicas,para esta finalidade existem basicamente dois tipos de radares, o primeiro e mais utilizado é o radar fixo, onde na via são instalados três sensores também chamados de laços detectores,formando um campo magnético.Estes sensores são ligados a um computador e a uma câmera que geralmente ficam alocados em um poste na lateral à pista.Quando o veiculo passa pelo primeiro sensor,o campo magnetico é interrompido até que o mesmo passe pelo segundo sensor,então o sistema automaticamente calcula a velocidade de acordo com este tempo de interrupção utilizando o efeito Doppler,se a velocidade do veículo for superior a permitida então uma imagem é capturada pela câmera e armazenada no computador,de maneira a servir como prova da infração, durante a noite as câmeras funcionam com um sistema infravermelho o qual permite uma boa visualização da placa e do veículo, mesmo com pouca luminosidade, sem que o infrator perceba que foi multado.

O segundo tipo de radar utilizado no transito é o movél,este por sua vez pode funcionar de duas formas, a primeira é um modelo italiano que utiliza dois feixes de laser e em função do tempo de interrupção dos feixes o computador dispara a câmera, caso a velocidade medida for superior a permitida,e a segunda é um modelo holandês que emite uma microonda oblíqua em um ângulo de 20 graus em relação a pista, o computador então calcula o tempo que a onda leva para fazer o percurso,e quando é interrompida calcula a velocidade do veiculo da mesma forma que os outros radares. Os dois modelos utilizam uma máquina fotográfica comum e filmes coloridos de 35 mm e 36 poses identicos ao que usamos no dia-a-dia.

Os radares movéis são capazes de monitorar até três faixas de trânsito ao mesmo tempo ,entretanto,não conseguem registrar a imagem de mais de um veiculo passando pelo ângulo de fiscalização no momento do disparo e durante a noite a câmera utiliza um flash para que a imagem do infrator seja capturada.